Tropico 4

Trópico 4 vem ai , confira a matéria feita pelo Baixaki Jogos .
"

O retorno à República das Bananas


Trópico é uma daquelas franquias que não se confundem facilmente. Sim, trata-se basicamente de um jogo de gerenciamento, no qual a ideia central é — naturalmente — desenvolver a sua ilha da forma mais razoável possível. Entretanto, as possibilidades ligadas à política que existem desde o primeiro título da franquia fazem da sua jornada no comando de uma “república de bananas” algo obviamente singular.
Bem, e o que dizer sobre o mais novo integrante da franquia? Tropico 4 mantém uma experiência bastante semelhante sobretudo com o que se podia encontrar no terceiro jogo da série. Não há grandes reinvenções, de fato, mas há uma grande variedade de acréscimos dignos de nota. Vamos e a eles.
Img_normal
Mais desastres em uma ilha ainda maior
De maneira geral, o clima em Tropico 4 mantém-se razoavelmente inalterado em relação aos seus precursores. Há uma capital fervilhando de sujeitos envolvidos com seus próprios assuntos; habitantes que alegremente deixam para você o papel de conduzir o conjunto — embora seja possível conseguir alguma ajuda, como se verá mais adiante.
Entre as novidades mais palpáveis, entretanto, estão os novos desastres que poderão assolar os seus domínios. Conforme ressaltaram os desenvolvedores durante a última edição da E3(Electronic Entertainment Expo), “há mais de meia dúzia” de novas calamidades. Entre elas, vazamentos de petróleo, tsunamis e erupções vulcânicas.
Tais catástrofes ocorrerão em pontos chave do modo campanha de Tropico 4 ou aleatoriamente durante uma aventura livre — naturalmente, você poderá definir se “mais” ou “menos” desastres devem ocorrer. Por fim, a ilha que será alvo de tantas intempéries tornou-se “três ou quatro vezes maior” do que aquela encontrada nos títulos anteriores, conforme atestou a desenvolvedora. Mas não fica só nisso.
Adicionalmente, foram incluídas também novas construções, a pedido dos fãs da série. Entre as novidades, novas atrações turísticas, um quartel de bombeiros, uma usina nuclear, uma bolsa de valores e um conselho de ministros — a partir do qual se pode recrutar os “tropicanenses” que se tornarão conselheiros no seu governo.
Relações internacionais
Img_normalConforme dito anteriormente, um dos grandes diferenciais de Tropico são as relações políticas. Particularmente, as relações internacionais que você poderá manter com um universo de jogo forjado em estreita comunhão com fatos históricos reais.
Dessa forma, como o início do jogo se dá na metade do século passado, o que se tem é um mundo dividido entre duas superpotências — EUA e União Soviética —, o que faz das suas escolhas entre as formas de governo — comunismo, imperialismo, democracia, etc. — algo cheio de desdobramentos em nível global.
Conforme a história avança, entretanto, há o bem conhecido esfacelamento da URSS, bem como o gradual nascimento da China como potência mundial. Paralelamente, a Europa passará a cobrar uma postura mais moral das ações internacionais, enquanto que o Oriente Médio se aproximará para negócios envolvendo petróleo. Enfim, um mundo orgânico no qual as suas decisões e o seu posicionamento político serão vitais.
Missões aleatórias
Missões aleatórias durante uma campanha de jogos já são quase uma tradição em jogos de gerenciamento. Naturalmente, Tropico 4 tem também a sua cota de “bicos”, os quais um bom governante pode utilizar para angariar fundos extras e também notoriedade.
Img_normal
As missões secundárias são oferecidas em diversas entidades através do mundo de jogo, embora também possam vir de representantes ou do poderio internacional. Embora sejam inteiramente opcionais, trata-se sem dúvida de uma boa mudança para o ritmo do jogo — acrescentando alguma variedade à história do jogo.
Recursos de mídia social
Qualquer desenvolvedor de jogos que não tenha passado os últimos anos em isolamento criogênico sabe muito bem: um lançamento atual deve incluir algum tipo de interação com as redes sociais. Como sua cota, Tropico 4 permite que se enviem capturas de tela através do Facebook ou do Twitter. Adicionalmente, o game ainda utiliza o Facebook para manter um ranque online, comparando o desenvolvimento da sua ilha com o de outros jogadores.
Img_normal
Por fim, a quarta edição do simulador caribenho parece seguir à risca a fórmula de sucesso desenvolvida pelos seus antecessores. Segundo a publicadora Kalypso Media, Tropico 4 encontra-se atualmente “90% desenvolvido” — falta apenas aparar algumas arestas —, e deve dar as caras no dia 30 de agosto. Fique ligado para mais novidades aqui no Baixaki Jogos. "

0 comentários: sobre Tropico 4

Postar um comentário para Tropico 4